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Networking para Negócios
Networking para Negócios

Cultivar bons contatos pessoais e profissionais sempre foi uma atitude positiva para os negócios. O networking é, desde sempre, uma clássica e poderosa ferramenta para alavancagem e aumento de resultados para qualquer empreendimento. Neste momento, você deve estar se perguntando: Rejane, por que você está chamando atenção para esse assunto, se parece algo tão consolidado na mente de todo profissional? A resposta se resume a uma palavra: inovação. Ficou curioso? Então, leia este artigo até o final e entenda como você pode tirar proveito de um novo universo de networking que está se formando.

O que tenho visto, em movimento acentuado, são profissionais de áreas complementares se unindo para gerar mais resultados mutualmente para seus empreendimentos. Hoje, essas pessoas, que pareceriam tão diferente no passado, estão se conectando por terem em comum a busca do crescimento e da ampliação de oportunidades de negócios, tendo sempre em vista a transformação e as soluções que promovem na vida de seus clientes. Para se ter uma ideia desse movimento de inovação, tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, vermos profissionais da área jurídica estabelecendo parcerias com os da publicidade; odontólogos se juntando a psicólogos; engenheiros se associarem a publicitários ou designers. Vários arranjos, antes inimagináveis, são totalmente possíveis e altamente recomendados.

É claro que já se foi o tempo em que bastava ao profissional focar no relacionamento, nas parcerias e nas associações, só dentro da sua área de atuação. Aqueles que ainda adotam essa postura de atuação e de mentalidade estão verdadeiramente perdendo grandes chances de terem acesso a aprendizados complementares, contatos diferenciados e pontes para rede de relacionamento que podem lhes trazer resultados potencializados que não seriam possíveis sem esse intercâmbio.

A inovação está no perfil desses profissionais que se unem outros de áreas complementares e também no formato em que essa ponte acontece. Expressões como “grupo de mistermind” e “coworking” passaram a fazer parte do vocabulário e quero aproveitar essa oportunidade para lhe apresentar a esse novo universo. Você já tinha ouvido falar essas expressões?

Os grupos de mistermind comprovam, na prática, o que diz o ditado “duas (ou mais) cabeças pensão melhor do que uma”. Por conceito, o propósito de um grupo de mistermind é proporcionar aos seus participantes a chance de se desafiarem mutualmente, dentro de um contexto de grupo de apoio. Seus membros oferecem uns aos outros: orientação, apoio, idéias, conhecimentos, feedbacks e visão. Portanto, estão ali várias pessoas alinhadas com mesmo propósito de sucesso que você para lhe ajudar a pensar o seu negócio em mesma sinergia e energia. O efeito dessa caixa de ressonância é ainda mais potencializado se, em sua composição, estiver profissionais de várias áreas do conhecimento e com perfis de atuações diversificado.

Caso você ainda se sinta um pouco intimidado pela proposta grandiosa do mistermind ou não sabe onde poderia encontrar outras pessoas alinhadas aos seus objetivos, mas já quer experimentar uma conexão diferenciada, posso lhe sugerir uma visita aos espaços de coworking. A proposta é seguir um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de recursos de escritório com estrutura qualificada como local, secretária, internet, impressoras, sala de reunião ou de atendimento, entre outros, em tempo integral ou só por algumas horas.
Para profissionais liberais, o que poderia ser só uma forma de reduzir custos, passou a ser um jeito de evitar o isolamento ou a precariedade do home office e ainda formar uma rede de contatos especializada e fundamental para a abertura de novas possibilidades! Hoje, as grandes cidades oferecem diversos espaços de coworking com excelente adesão. Definitivamente é um modelo de trabalho em expansão!

Esses dois exemplos inovadores mostram uma tendência ainda mais significativa: a preocupação das pessoas em desenvolver seus relacionamentos profissionais se doando ao negócio do outro com sua bagagem, expertise e visão de mundo com a reciprocidade que vai de um bate papo na hora do cafezinho a parcerias solidificadas. É bastante promissor, não acha?

Agora, vamos parar para pensar em como você tem visto o seu networking. Quero lhe desafiar a pegar papel e caneta e refletir por escrito sobre como você pode experimentar essa nova maneira de ver o seu negócio exercendo a sua paixão e, ainda, podendo potencializar seus resultados a partir da conexão com outras pessoas que possam lhe complementar.

Anote que áreas da sua ação empreendedora você gostaria de alavancar para ter melhores resultados. Escreva também que pessoas você conhece que poderiam ter uma visão inovadora para que se estabeleça uma ponte em áreas complementares. Se sua lista ficar muito pequena, procure locais de coworking e faça uma visita. Experimente agendar uma reunião ou ir trabalhar lá com seu computador por algumas horas. Depois, claro, compartilhe comigo suas conclusões e sua experiência. Vou ficar esperando, hein!?

Rejane Duarte é coach em empreendedorismo e alta performance. Certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e pela International Association of Coaching. Analista comportamental DISC. Administradora graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e especialista em Liderança e Gestão Empresarial.

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