atendimento@inspirepessoas.com.br
(62) 98411-2014
24
setembro
inspirepessoas
Artigos e Dicas
Mentalidade empreendedora
O poder da mentalidade empreendedora

Que tipo de profissional você quer ser?
Foi-se o tempo em que, para ser um profissional liberal de sucesso, bastava terminar a graduação, abrir as portas do seu escritório ou consultório e aguardar que logo, logo, muitos clientes apareceriam.
Esse tempo deixa saudades suspirantes, pois era preciso só se focar em realizar um ótimo atendimento colocando em prática as técnicas que você havia aprendido na faculdade. Como diria a música “que tempo bom que não volta nunca mais…”.

Como não é possível ter uma máquina do tempo, resta se adaptar à nova realidade: conquistar e manter bons e fiéis clientes agora significa adquirir muito mais habilidades e técnicas que não estavam no currículo. Isso quer dizer que você precisa ter uma nova linha de pensamento, uma nova mentalidade, um novo mindset: uma mentalidade empreendedora!

Neste instante, você deve estar até concordando comigo, mas se perguntando… “É como é que faço isso? Como vou adotar uma atitude empreendedora? Será que preciso mesmo? ”. Minha primeira resposta vai lhe dar um susto: é mais simples do que você imagina.

Já parou para pensar em que tipo de profissional você quer ser? Em qual o seu maior valor de mercado que fará com que o cliente queira lhe contratar, ao invés de buscar qualquer outro profissional da sua área? Qual é o seu maior diferencial?

Pare e reflita um pouco antes de responder. Busque em si mesmo os motivos pelos quais escolheu essa carreira e não qualquer outra. E, principalmente: que solução você quer entregar para quem lhe procura…
Você é uma pessoa única e, portanto, pode desenvolver habilidades para que seja também um profissional único, capaz de atrair e manter os clientes que deseja. É bem provável que seu foco esteja na competição com seus colegas de profissão, nas dificuldades de gerenciar a parte administrativa e de tributos, na sua falta de disciplina ou na incapacidade de gerir bem seu tempo…

Aí que vem minha segunda reflexão: que clientes são ideais para você? Posso apostar que nunca parou para pensar verdadeiramente nesse quesito. Se a primeira resposta que lhe veio à mente foi “qualquer um quem me procura”, você está no caminho errado!!!

“Qualquer cliente” pode ser atendido por “qualquer profissional” e eu não posso sequer cogitar que você se considera sendo um profissional qualquer, certo?

Sou capaz de apostar que não! Do contrário, você já teria deixado de ler esse artigo. Oportunidades e desafios maravilhosos existem todos os dias! Uma coisa é certa: quanto mais você souber quem é seu cliente ideal, menor será a distância entre vocês.

Hoje, como coach e mentora de empreendedorismo e alta performance sou procurada por vários profissionais que se sentem paralisados e tomados do que chamo de “síndrome do coitadismo”: precisos nas desculpas e longe de encontrar as soluções.

E eu espero, de coração, que você não seja um deles e, ser for, que tudo mude daqui para frente.
Topa um desafio de realizar uma reflexão e criar novas possibilidades? Me responda contando o que hoje impede você de ter a sua paixão transformada em uma carreira bem-sucedida e bem remunerada e o que pode fazer, a partir de hoje, para mudar toda a sua história daqui para frente. Vou esperar por você, hein!?

Rejane Duarte é coach em empreendedorismo e alta performance. Administradora e especialista em Liderança e Gestão Empresarial. Apaixonada em ajudar empreendedores a viverem sua paixão profissional aliada ao sucesso.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter
Receba nosso melhor conteúdo.