atendimento@inspirepessoas.com.br
(62) 98411-2014
22
agosto
inspirepessoas
Artigos e Dicas
A harmonia com a parte chata do negócio…

Quando você, profissional liberal, escolheu a sua profissão, motivado por sua paixão, e desenvolveu as suas habilidades é bem provável que ninguém tenha lhe contado que era preciso exercer atividades administrativas e, por isso, virou a “parte chata”.
A gestão fica ali, lhe perturbando, lhe tirando o foco da sua atividade principal.

É neste momento em que você se vê em uma situação de conflito: quer e precisa entregar seu produto ou serviço, o seu conhecimento, solucionar o problema do seu cliente, promover uma mudança transformadora na vida dele, mas… se vê na correria, sem tempo, sem um controle financeiro eficiente. Você já se sentiu assim? Passou por alguma situação como essa? Certamente que sim, afinal, é a realidade da maioria dos profissionais liberais: deixam a gestão do negócio (e, às vezes, da própria vida) em segundo plano.

O seu primeiro pensamento é o tentar conciliar o lado bom com o lado chato e, ainda assim, parece que eles não se encaixam. Segundo o consultor de empresas Fábio Zugman, a melhor saída não é “combinar”, mais harmonizar pois, tanto o exercícios das suas habilidades quanto a administração do contexto que a envolve são igualmente importantes. Se até hoje você não deu a devida atenção à gestão do seu negócio, chegou o momento de entrar em ação.

Antes, vamos alinhar alguns conceitos. Gerir bem o seu empreendimento a partir da sua paixão profissional significa criar estratégias de potenciá-lo em aspectos como a conquista de mais clientes, o modelo de atendimento que é oferecido fora do consultório ou do escritório, a imagem que você tem diante do público com que trabalha, a forma de lidar como seu próprio tempo e com seus recursos financeiros. Tendo visto isso, lhe pergunto: quanto tempo você tem se dedicado à gestão estratégica do seu negócio?

Hoje, felizmente, você pode encontrar ajuda em livros especializados e em várias instituições sérias e sólidas, como o Sebrae, Senai, Sesi, Senac, que oferecem cursos e capacitações na área de gestão. A gestão não é feita só por administradores, todo profissional liberal ou empreendedor tem que ter o foco na gestão. Do contrário, está sujeito a não conseguir se manter no mercado e corre o risco de ser engolido e perdendo excelentes oportunidades.

Em que áreas de gestão você precisa melhorar para entregar mais e melhor o seu serviço ou produto? O que lhe falta: conhecimento tributário, produtividade, saber valorar o que oferece? Estou aqui lhe propondo um desafio de não só encontrar onde podem estar seus gaps, mas também de entrar em ação para eliminá-los! Vamos lá? Mãos à obra para construir a sua melhor versão de vida e profissional.

Rejane Duarte é coach em empreendedorismo e alta performance. Certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e pela International Association of Coaching. Analista comportamental DISC. Administradora graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e especialista em Liderança e Gestão Empresarial.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter
Receba nosso melhor conteúdo.